Na noite do domingo, 31 de agosto, a Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no Liceu Coração de Jesus (Campos Elíseos – São Paulo), a Solenidade de Abertura das Celebrações pelos 140 anos da presença salesiana em São Paulo.
A Celebração Eucarística teve início às 18h30 e foi presidida pelo Eminentíssimo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Concelebraram Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Região Sé, Padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor salesiano, além de outros bispos e padres salesianos. Entre as autoridades civis, esteve presente o Sr. Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação.

Em sua homilia, Dom Odilo destacou a importância do legado salesiano e renovou o convite à esperança:
“Deus foi generoso em nos dar homens e mulheres consagrados que dedicaram sua vida ao serviço. O tempo muda, os desafios são outros, mas a missão de cultivar a fé e semear esperança permanece. Somos chamados a continuar semeando a fé, cultivando a caridade e construindo uma Igreja presente na vida do povo, sobretudo dos mais simples”.

Às 19h30, logo após a missa, foi aberta a Mostra Fotográfica “140 anos da Presença Salesiana de São Paulo”, organizada pelo Museu da Obra Salesiana no Brasil. A exposição está dividida em três núcleos temáticos: “As Origens e Fundação”, “Festas, Ritos e Tradições” e “Artes, Ofícios e Comércio”. Entre objetos, fotografias e memórias, a mostra não apenas resgata mais de um século de história, mas reafirma a missão salesiana de educar para transformar.
“A exposição homenageia o passado e, ao mesmo tempo, renova em cada geração o compromisso de Dom Bosco com a juventude”, ressaltaram os organizadores. A mostra é itinerante e será exibida em outras casas salesianas da Inspetoria, reforçando a memória e a identidade salesiana em diferentes regiões.

O Diretor do Complexo Liceu Coração de Jesus, Padre Edson Donizetti, refletiu sobre as possibilidades que o futuro da missão pode proporcionar a todos:
“Essa celebração dos 140 anos é um olhar para o passado, mas sobretudo um olhar carregado de profecia. É uma história tão bonita, que oferece tantos elementos, que nos enche sobretudo de esperança. Acredito plenamente que o Liceu Coração de Jesus, a Missão Salesiana em São Paulo, têm muito mais futuro do que passado, e olha que é um passado lindo e relevante. Cabe a cada um de nós vislumbrar as possibilidades, para construir um presente rico e um futuro de acordo com a missão salesiana e o carisma salesiano, como certamente Dom Bosco, vivo no céu, espera de nós”.
O Inspetor Salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira, enfatizou que a celebração renova a atualidade e a crença no carisma salesiano:
“Celebrar os 140 anos da chegada dos salesianos de Dom Bosco à São Paulo, no bairro Campos Elíseos, da capital paulista, é celebrar uma história que tem rostos, memória e passos que foram dados, sinais de compromisso com o carisma salesiano e que herdamos de São João Bosco. Esta data jubilar nos faz agradecer a Deus por estes anos que a cidade de São Paulo acolheu os salesianos de Dom Bosco, a Família Salesiana. Ao mesmo tempo, olhamos para o futuro cheios de viva esperança. Acreditamos na atualidade do carisma salesiano: educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens. Assim, o nosso olhar é para o passado com gratidão, para o presente com fé e para o futuro com muita esperança. Que Deus continue a nos abençoar, que as oportunidades para educarmos e evangelizarmos os jovens se multipliquem e muito obrigado a todos por construírem conosco a história salesiana na Inspetoria Salesiana de São Paulo, a partir dos Campos Elíseos e, depois, por todo o Estado de São Paulo”.



140 anos de presença salesiana em São Paulo
A presença salesiana no Brasil começou em 1883, quando os primeiros salesianos, enviados pelo próprio Dom Bosco, chegaram a Niterói (RJ). Dois anos depois, em 1885, os filhos de Dom Bosco chegaram a São Paulo e fundaram o Liceu Coração de Jesus, a segunda casa salesiana do país e a primeira do Estado.
Desde então, a missão se expandiu para diversas cidades paulistas, consolidando-se na educação, evangelização e promoção social, especialmente junto à juventude e às famílias mais necessitadas.
Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC), e um dos concelebrantes da solenidade, falou sobre a importância de celebrar essa história:
“A obra salesiana nasceu do coração de Jesus e do coração de Dom Bosco. Naquele tempo, o bispo diocesano, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, junto com os vicentinos, queria construir uma capela dedicada ao Coração de Jesus. Foi quando chegaram os salesianos e transformaram a capela nesse magnífico santuário. O Coração de Jesus é o coração dessa obra, assim como é o coração de Dom Bosco, pois, Dom Bosco era um verdadeiro missionário. Essa obra, que brotou do coração de Dom Bosco e do Coração de Jesus, verdadeiramente merece ser celebrada e faço votos para que ela se expanda mais. Para o bem da juventude e para o bem do nosso Estado”.
Comemorações ao longo do ano
A Missa Solene e a abertura da mostra fotográfica marcaram o primeiro momento celebrativo dos 140 anos. Outros três eventos ainda estão programados para este ano:
. 19 de setembro: Solene Sessão Litero-Musical e lançamento do selo comemorativo.
. 24 de outubro: Seminário “Educação Plural e Inclusiva: Inteligência Artificial, Relações Étnico-Raciais e Saúde Emocional em Debate”.
. 28 de novembro: Celebração dos 140 anos com a Comunidade Educativo-Pastoral.
Todos os eventos serão sediados no Liceu Coração de Jesus, reafirmando a relevância histórica e missionária desta presença salesiana no coração de São Paulo.