Nossa história

Nossa história

Dom Bosco

Nossa história começa com João Melchior Bosco (1815-1888). Nascido em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Com nove anos teve um sonho que mudou para sempre a sua vida. Sonhou que estava no meio de jovens que se transformaram em feras e, em seguida, em animais mansos. Esse sonho nunca saiu de sua cabeça e a partir daí construiu seu projeto de vida, tornou-se padre e fundou a Congregação dos Salesianos (Sociedade de São Francisco de Sales).

Os Salesianos têm a missão de ajudar os jovens, especialmente os mais pobres, a trilharem o caminho ensinado por Jesus Cristo, do jeito de Dom Bosco, por meio do sistema preventivo: razão, religião e amorevolezza, formando assim bons cristãos e honestos cidadãos.

Preocupado também com o futuro das meninas, fundou com Madre Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Salesianas.

Para Dom Bosco, ser santo é muito fácil: basta ser alegre, cumprir bem seus deveres e ter uma vida de piedade.

Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. Foi aclamado pelo papa como “O Pai e Mestre da Juventude”.

linha do tempo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. et dolore magna

Foi lançada a primeira pedra do majestoso Santuário Coração de Jesus, com a presença do Bispo Diocesano D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho.
D. Lino inaugurava a então capela do Sagrado Coração de Jesus. No ano seguinte chegaram os primeiros Salesianos: o P. Lourenço Giordano e o Ir. João Bologna.
Foi fundado o Liceu Coração de Jesus.
Parte das secções das Escolas Profissionais passou a ter sua sede no Instituto Dom Bosco, aberto naquele ano, no bairro do Bom Retiro.
O Liceu adquiria uma chácara, no alto de Sant'Ana, para passeio dos seus alunos.
Abre-se um florescente Oratório Festivo.
O Liceu se encontra entre a frente de guerra e o Palácio do Governo. Neste mesmo ano, os salesianos inauguram na chácara que posteriormente será o colégio Santa Terezinha a nova piscina. Uma ousadia para a época.
Na chácara de passeios é inaugurada a Igreja Votiva de Santa Teresinha, em ação de graças pela sua palpável proteção nos dias tétricos da Revolta de 1924.
1918

missão

Educar para realização pessoal e protagonismo na sociedade, tendo como base o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

visão

Ser um ambiente educativo de excelência acadêmica, de formação humana, cristã e de construção de conhecimento.

valores

Acolhida; Competência; Comprometimento; Espírito de Família; Ética; Solidariedade; Trabalho em Rede.