Após reestruturação, Liceu Coração de Jesus inicia ano letivo com alunos da rede pública de ensino

|
capa-news-02
Além do ensino básico, atualmente o complexo acolhe outros serviços administrados pelos Salesianos, dentre eles: o Teatro Grande Otelo, o Museu da Obra Salesiana no Brasil, a Reitoria do Centro Universitário Salesiano, o Santuário Sagrado Coração de Jesus e o Centro Administrativo da Inspetoria Salesiana de São Paulo, entre outros.

Fundado em 1885, o Liceu Coração de Jesus é a segunda Casa Salesiana no Brasil, a primeira de São Paulo. Ao longo de seus 137 anos, o tradicional complexo localizado no centro do bairro de Campos Elíseos já passou por transformações acerca de sua funcionalidade, sempre em resposta às necessidades de cada tempo.

Neste sentido, após processo de reflexão, em 2022, a Instituição tomou a decisão de suspender por dois anos a oferta de ensino básico privado ao fim do ano letivo.

Desde o início da reformulação, a principal preocupação dos Salesianos foi a de atender às necessidades da região na atualidade. Diálogos com o poder público e instituições privadas vinham sendo realizados para garantir o acesso da população mais vulnerável à infraestrutura do Liceu. A princípio, a proposta tinha como foco a oferta de cursos profissionalizantes.

Parceria Público-Privada

Neste processo de reformulação, ao fim de 2022, o Liceu Coração de Jesus e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo firmaram uma parceria por meio de um Programa Educacional.

A partir de fevereiro de 2023, o Liceu Coração de Jesus passa a atender 500 alunos da rede pública de ensino nas modalidades Infantil e Fundamental I, ambos em período integral.

A Prefeitura irá custear as matrículas e aluguel do espaço. Aos Salesianos, cabe a parte administrativa, o papel de educar os alunos com sua infraestrutura e pedagogia, sempre respeitando o currículo da secretaria de educação municipal, que inclui em seu escopo, a laicidade.

O projeto se concretiza na proposta da administração municipal de revitalizar o Centro de São Paulo, já que o Liceu Coração de Jesus está localizado em uma área estratégica para as próximas etapas da ação.

Os novos alunos passam a estudar no Liceu na segunda-feira, 6, quando tem início o ano letivo da rede pública de ensino.

Tags: parceriarede públicareestruturação

Outras postagens

Comunicado Oficial: Reforço nas medidas de segurança

Com serenidade e atenção, iremos superar esse triste momento para educação brasileira