Colégio

Metodologia Educativa

Colégio > Metodologia Educativa

Metodologia Educativa

O método educativo do Liceu Coração de Jesus, baseado no sistema preventivo de Dom Bosco, compõe-se de um conjunto de procedimentos norteados pelos valores básicos que compreendem o trinômio razão (dimensão das relações lógicas); religião (a dimensão transcendental) e carinho (a dimensão afetiva), que procura, dessa forma, desenvolver integralmente o educando, em todas as suas dimensões, construindo uma síntese entre vida, cultura, ciência e fé. Esses procedimentos são permeados por uma atitude dialógica e transparente que se alicerça no amor à verdade e direciona toda a prática educativa. Pela importância desse Sistema Preventivo dentro da Proposta Educativa, cabe um destaque a cada uma de suas dimensões, de acordo com o que escreve o Padre Tarcísio Scaramussa em seu livro, “Sistema Preventivo de Dom Bosco”:

Essas três dimensões permeiam todo o processo educativo e interagem sempre, tanto nos conteúdos, como na metodologia.