Portal Educacional

Acesse aqui o novo portal:

versão para computador

versão para Tablet/Celular

Colégio

Colégio > Histórico

Em 24 de junho de 1881 foi lançada a primeira pedra do majestoso Santuário Coração de Jesus, com a presença do Bispo Diocesano D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho.

Esta foi a foto que Dom Bosco viu e como os Salesianos receberam o "Lyceu". Edifício e capela.
Em 1882 se pensou a possibilidade de anexar ao Santuário um estabelecimento de ensino, preferivelmente Salesiano.

Ao 24 de junho de 1884, D. Lino inaugurava a então capela do Sagrado Coração de Jesus. No ano seguinte chegaram os primeiros Salesianos: o P. Lourenço Giordano e o Ir. João Bologna.

Assim, em 5 de junho de 1885 foi fundado o Liceu Coração de Jesus.

Em 1918, parte das secções das Escolas Profissionais passou a ter sua sede no Instituto Dom Bosco, aberto naquele ano, no bairro do Bom Retiro.

Em 1919, O Liceu adquiria uma chácara, no alto de Sant'Ana, para passeio dos seus alunos.

Na chácara do Liceu, aos 8 de dezembro de 1924, abre-se um florescente Oratório Festivo.

No mesmo ano o Colégio é bombardeado. Em meio a Revolta de 1924 o Liceu se encontra entre a frente de guerra e o Palácio do Governo.

Neste mesmo ano, os salesianos inauguram na chácara que posteriormente será o colégio Santa Terezinha a nova piscina. Uma ousadia para a época.

Em 1927, na chácara de passeios é inaugurada a Igreja Votiva de Santa Teresinha, em ação de graças pela sua palpável proteção nos dias tétricos da Revolta de 1924.

Diretores do Liceu